16 de agosto de 2011

O maravilhoso mundo da leitura

Quem me conhece sabe  que os livros são uma de minhas grandes paixões. Gostaria muito que minha filhotinha também fosse uma apaixonada por esse fascinante mundo da leitura. Já posso imaginá-la sentada em meu colo ouvindo as histórinhas que lhe contarei, fazendo perguntas e apontando para as ilustraçõs cheia de animação.  Ou então, em um futuro um pouco mais distante (não muito) deitada de barriga para baixo e de pernas para o ar viajando na leitura.
Mas para gostar de ler, a criança precisa de estimulo e a literatura deve ser apresentada de uma forma divertida e leve, conforme sua idade e respeitando os limites de sua compreensão. Mariana só tem 10 meses, mas comprei aqueles livrinhos de banho e sempre que está na banheira entrego o livrinho em suas mãozinhas para que possa manipulá-lo, virar as páginas, olhar as gravuras. Então falo sobre o livro, seus personagens, imito os bichinhos e ela se diverte.
Estou até pensando em fazer um curso para formação de contadores de histórias. Para que possa contá-las à minha filhinha de forma à levá-la a fazer parte da história e quem sabe até à sentir-se como um dos personagens. Quando crescer um pouco mais, poderemos participar de contações de histórias que acontecem nas livrarias e na biblioteca municipal.
Bem, dessa maneira acho difícil que minha menina não se torne uma amante dos livros como sua mamãe.

   Eis o primeiro livrinho da Mariana


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tiver um blog e quiser deixar um recadinho use a minha própria URL, o importante é comentar. Obrigada!