20 de abril de 2012

Por uma alimentação mais adequada

Oferecer uma alimentação saudável aos nossos filhos pode parecer uma tarefa difícil, mas não é bem assim. Queridas mamães, que tal cuidarmos da saúde de nossos pequenos oferecendo à eles uma alimentação saudável?? Já se sabe os inúmeros benefícios que uma alimentação adequada pode trazer à nossas crianças como prevenção de obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras doenças que parecem doenças de adulto, mas que estão cada vez mais comuns entre os nossos pequenos.
Eu sei que com a vida corrida dos tempos modernos é cada vez mais escasso o tempo de ir para a cozinha preparar aquele almoço com gostinho da nossa infância com arroz, feijão, carne e salada. Mas pensem no vínculo que este ato proporciona entre todos da família. Preparar uma refeição onde o principal tempero é o amor é muito mais gratificante do que simplesmente passar em um fast-food qualquer e trazer um sanduíche cheio de gordura saturada e sódio para casa. Além do mais, a maior parte de nossos pequenos já passa tanto tempo afastado de nós que quando a família se reune merece uma refeição especial.
Inclusive as crianças também podem estar envolvidas nessas preparações. Que tal deixá-las montar as saladas, ou mexer um bolo delicioso, ou cortar biscoitinhos com cortadores de formatos diversos?? Tenho certeza que quem não gosta de cozinhar se surpreenderá com a satisfação que esse momento trará.
Aliás, deixo aqui uma dica, leiam as embalagens antes de dar algum alimento industrializado para seus filhos. Vocês já prestaram a atenção em como os nuggets são feitos?? Para quem nunca se interessou em ver os ingredientes desse alimento, desculpe, mas tenho que dizer que são os mesmos usados para ração animal. Ou seja, carcaça e pele de frango misturados à amido de milho e empanados em farinha de rosca.
Mas não pensem que estou fazendo uma campanha para todos deixarem de comer comidas gostosas. Apenas estou sugerindo a substituição das mesmas por preparações feitas em casa, muito mais saudáveis e nutritivas. Eu sei que a mudança de comportamento e de hábitos alimentares não acontece de um dia para o outro, mas podemos fazê-la gradativamente. E para auxiliá-las nessa tarefa vou postar de vez em quando algumas receitinhas.
Como o citado de hoje foram os nuggets, vou começar por eles. Anota aí!

Nuggets de Frango

Ingredientes:

1 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de linhaça moída
1 colher de queijo parmesão ralado
1/2 colher de  páprica
Alho moído e cebola picadinha à gosto
1 xícara de purê de brócolis, espinafre ou batata-doce
1 ovo grande ligeiramente batido
450g de peito de frango
1/2 colher de sal
Azeite para untar.

Preparo:

Em uma tigela coloque a farinha, a linhaça, o parmesão, a páprica, o alho e a cebola e misture bem com os dedos. Em uma tigela rasa, com um garfo, misture o purê de legumes e o ovo. Corte a carne de frango em pedaços pequenos depois salpique sal. Mergulhe cada pedaço na mistura de ovos e, depois passe na mistura de farinha, até ficar totalmente coberto. Unte uma frigideira grande e leve ao fogo médio para aquecer. coloque os pedaços de frango sem encher demais a frigideira. Deixe por 3 a 4 minutos, até ficar crocante e dourado e a carne totalmente cozida. Sirva quente.

Obs. Pode substituir o frango por peixe. Prepare como indicado, apenas reduzindo o tempo de cozimento para 2 a 3 min. de cada lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você não tiver um blog e quiser deixar um recadinho use a minha própria URL, o importante é comentar. Obrigada!